interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Monday, June 21, 2010

De fezes e revezes na política externa brasileira




O governo bolivariano petista de Lula desistiu de suas tentativas de mediar um acordo envolvendo o programa nuclear do Irã, afirma o jornal britânico Financial Times em sua página na internet. Em entrevista ao Financial Times divulgada no domingo, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, afirmou que o País não tentará mediar essa questão, após os Estados Unidos rejeitarem um acordo fechado entre Irã, Turquia e Brasil em maio.

Segundo o jornal inglês, a questão levou "as relações entre o governo Lula e a administração do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para seu ponto mais baixo". "Nós queimamos nossos dedos por fazer as coisas que todos diziam estar esperando e no fim nós concluímos que algumas pessoas não poderiam aceitar um sim como resposta", afirmou Amorim. Segundo o Financial Times, a fala foi uma "clara referência a Washington": "Se pedirem que negociemos de novo, talvez possamos ser úteis. Mas nós não agiremos de uma forma proativa 
a menos que nos peçam para fazê-lo". O Financial Times afirma que um alto funcionário da administração norte-americana saudou a notícia de que Brasília não pretende mais se colocar à frente das negociações, em vista da decisão de Brasil e Turquia de votarem contra sanções ao Irã no Conselho de Segurança das Nações Unidas, mais cedo neste mês. E assim se encerra a mais ridícula inciativa da diplomacia brasileira em todos os tempos, patrocinada pelo bolivarianismo do governo Lula, gerada na cabeça do trotskista Marco Aurélio "Top Top" Garcia, ex-dirigente da 4ª Internacional Comunista.




...

Ou seja, tão logo o peçam, atenderemos para atuar... O título do post deveria ser Ato falho e ator que falha.


No comments:

Post a Comment