interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Monday, October 24, 2005

O dia seguinte: Chegou a hora da tolerância zero para a bandidagem

.
.
.
.
CLIQUE AQUI para assistir uma bem humorada representação do que seria um confronto entre bandidos e policiais, caso o "Sim" tivesse vencido.
.
.
.
.

Chora, Glória Maria


por Sandro Guidalli em 25 de outubro de 2005
Resumo: A expressão do rosto da jornalista Glória Maria foi o retrato perfeito do desconforto dos jornalistas da TV Globo com a virada do NÃO. Pois nunca um grupo de funcionários de uma emissora atuou de forma tão harmônica em favor de uma idéia, ora adulando seus defensores, ora tratando seus opositores como a "bancada da bala".
© 2005 MidiaSemMascara.org

A falta de imparcialidade de grande parte dos jornalistas brasileiros em temas como o do Desarmamento é tão escandalosa que nem mesmo os próprios jornalistas fazem questão de esconder, num descaramento abjeto e malicioso no manejo das notícias, suas reais preferências. O caso mais flagrante desta falta de pudor ético e profissional foi dado ontem pela apresentadora do Fantástico, Glória Maria que, de má-vontade, foi obrigada a ler a notícia da vitória do NÃO para milhões de espectadores. De cara fechada, ela parecia querer pedir desculpas aos que votaram SIM pela surra que os pacifistas levaram nas urnas. Glória Maria, voluntariamente, acabou dando sua cara para o retrato perfeito do desconforto dos jornalistas da TV Globo com a virada do NÃO. Pois nunca um grupo de funcionários de uma emissora atuou de forma tão harmônica em favor de uma idéia, ora adulando seus defensores, ora tratando seus opositores como a "bancada da bala", expressão cotidianamente usada, por exemplo, pelo jornalista Anselmo Góis, colunista de O Globo, do mesmo grupo empresarial dos irmãos Marinho. O que este senhor dirá agora? O que ele escreverá? Será que perceberá a distância entre sua coluna e a opinião da maioria de seus leitores? Terá humildade para reconhecer a derrota? Obviamente não. Seguramente ele e seus colegas darão um jeito de encontrar uma saída, um atalho que os tire dessa enrrascada. Provavelmente irão culpar alguém ou diminuir suas responsabilidades. Será um show de dissimulação, um espetáculo de sem-vergonhice explícito.
.

Pois os artistas da TV Globo também seguirão pelo mesmo caminho. Irão louvar a democracia mas ao mesmo tempo lamentarão a escolha de seus fãs que a eles desta vez não deram ouvidos. Como os promotores de justiça defensores do desarmamento, irão dizer algo do tipo "tomara que não se arrependam". Na verdade, estarão sedentos por novos acidentes com armas de fogo a fim de mostrar a necessidade do desarmamento em momento tão especial para a garantia dos direitos individuais do povo brasileiro, como está sendo este, o da bofetada no governo Lula e nas ong´s desarmamentistas.
.

Mas não se enganem quanto aos jornalistas ou artistas de outras emissoras e de outros jornais. Se alguns estão contentes é porque a Rede Globo perdeu. No fundo, optou a maioria pelo SIM. Mas não podem dizer isso abertamente. É preciso fazer de conta que a escolha foi a mais certa e tripudiar sobre a TV Globo. São todos do mesmo balaio, estatólatras cordeirinhos, petistas desamparados. Ser brasileiro é um triste destino. Mas às vezes, até que vale a pena. Como é bom quando o leitor ensina o jornalista a tomar vergonha na cara.

.

.

Sandro Guidalli, 38 anos, nasceu em Lages, principal município da serra catarinense a 200 quilômetros de Florianópolis. É jornalista desde 1989, tendo prestado serviços para inúmeros jornais e publicações do país, entre eles a Folha de S. Paulo e O Globo. Foi editor deste Mídia Sem Máscara entre fevereiro e julho de 2003. Depois de residir por dez anos no Rio de Janeiro, mora em Balneário Camboriú (SC).

guidalli.blogspot.com

.
.

No comments:

Post a Comment