interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Monday, January 15, 2007

Felizes Trópicos

.
À princípio, o acidente com as obras no metrô de SPaulo foram causados por uma genérica "falha de engenharia", pelo menos, até que a investigação em curso pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da USP tenham algum desfecho.
E seria engraçado se não fosse trágico como neste momento vige o "toma que o filho é teu":
Como o estado não tem responsabilidade? Quem ou o que deveria fiscalizar a obra?!
Claro que esta tragédia não passará ilesa da política. O deputado petista de São Paulo, Simão Pedro aproveita para pedir uma "CPI do Metrô". Oportunismos à parte, a proposta tem sua razão:
Me parece claro que a responsabilidade é conjunta. Tanto do consórcio Via Amarela (constituído pelas construtoras Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Camargo Correa e Andrade Gutierrez) que venceu uma licitação em agosto do ano passado para realizar as obras da linha 4 do metrô, como do governo do estado.
Por outro lado, parece que "tudo o que a engenharia nacional dispõe de conhecimento" não é, definitivamente, suficiente para tocar uma obra desta magnitude.
Então, como se metem nisto?
Sem especular, o diretor do IPT admitiu a possibilidade de falha humana, embora eu não saiba o que seriam "fatores naturais imprevisíveis":
No Rio de Janeiro, a "Rio Pomba Empresa de Mineração tem cinco dias para iniciar obras de reforço e contenção das barragens que se romperam em Minas Gerais, causando estragos ambientais em diversos municípios".
Do contrário, deverá pagar multa diária no valor de R$ 50 mil. Mais fornecimento, no prazo de 48 horas, 38 carros-pipa para atendimento imediato da população do norte fluminense, sob pena de multa diária de R$ 30 mil.
O que isto significa para quem foi responsável pelo vazamento de uma barragem, no último dia 10, que liberou cerca de dois bilhões de litros de lama de argila, resultado da lavagem de bauxita, nos rios Muriaé e Fubá, prejudicando o abastecimento de água no sul de Minas Gerais e no noroeste do Rio de Janeiro, além de ter causado inúmeros estragos à população destes dois estados?
"A ação indenizatória foi movida pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Estado do Rio de Janeiro (Cedae)." Imagine agora, se todo usuário dos (falhos) serviços públicos no Brasil também movesse alguma ação indenizatória contra o estado...
Ao menos, alguma ação:

No comments:

Post a Comment