interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Monday, September 29, 2008

Ciclo 24


Começou o Ciclo Solar 24 em 4 de janeiro de 2008, cujas manchas solares duram cerca de 10,7 anos. Segundo a NASA este e o próximo podem ser tão fracos (provocando frio), como não tem sido visto desde o Mínimo de Dalton (1790-1820) ou ainda mesmo como o de Maunder (1645-1715). Se for verdade, seus efeitos podem ser devastadores:

Estes ciclos têm efeitos sobre o CO2 e a produção vegetal do planeta. A própria NASA, apesar de contar com figuras como James Hansen que reitera a tese do aquecimento global, considera que a baixa atividade solar poderia ter mudado a circulação atmosférica do Hemisfério Norte entre 1400 e 1700 desencadeando uma “Pequena Era do Gelo” em várias regiões, especialmente na América do Norte e Europa. No período, canais holandeses congelaram, glaciares avançaram nos Alpes, os caminhos marítimos para a Islândia foram interrompidos em 1695, assim como o acesso à Groenlândia foi dificultado entre 1410 e 1720 – relatório “The Sun's Chilly Impact on Earth”.

O Ciclo de Maunder, com ausência de manchas solares, coincidiu com a Pequena Era do Gelo:


Sempre ouvimos dizer que o gás carbônico funciona como um ‘cobertor’ aprisionando calor. Até que ponto isto seria verdadeiro? O CO2 representa apenas 6,2% dos gases estufa, cujo efeito teria sua maior parte produzido pelo vapor d’água. A ação humana é responsável por apenas ¼ de 1% de todos os gases estufa. Desta forma é difícil ver até onde teríamos contribuído para tal efeito. Mesmo com o aumento do CO2 ao longo da ultima década, a temperatura baixou no mesmo período. Para seguir a correlação, a temperatura deveria ter aumentado, mas não foi o que se viu.

Com base no gráfico abaixo, veja como a concentração de Caborno 14 baixou, oscilou para tornar a baixar novamente:

- Dados do United States Geological Survey (USGS)

1 comment:

Anonymous said...

"A própria NASA, apesar de contar com figuras como James Hansen que reitera a tese do aquecimento global, considera que a baixa atividade solar poderia ter mudado a circulação atmosférica do Hemisfério Norte entre 1400 e 1700 desencadeando uma “Pequena Era do Gelo” em várias regiões, especialmente na América do Norte e Europa"

Esse trecho dá a entender que o mainstream científico tem uma opinião diferente sobre a causa da "pequena era do gelo", quando também consideram que flutuações de atividade solar tenha sido uma das causas principais. A sustentação de que a alteração recente no clima tem como principal fator o efeito estufa antropogênico não implica que o clima devesse ser constante sem isso.

Post a Comment