interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Monday, July 12, 2010

Sem pressa de crescer

Brasil é o 4º país mais demorado para abertura de empresa estrangeira

Eduardo Tavares,
São Paulo - O Brasil ocupa a 4ª posição (de um total de 87) em um ranking elaborado pelo Banco Mundial com os países em que leva mais tempo para um estrangeiro abrir uma empresa.
Segundo o estudo, no país, o prazo médio para que todas as licenças necessárias ao funcionamento da companhia sejam emitidas é de 166 dias. À frente do Brasil no ranking estão Venezuela (179 dias), Haiti (212) e Angola (263).
Dentre as nações em que a situação é melhor, estão o Vietnã (94 dias) e a Indonésia (86). Os países em que a legislação mais facilita a abertura de empresas por estrangeiros são Ruanda e Geórgia, com quatro dias cada, Canadá (6 dias) e Afeganistão (7). Nos Estados Unidos, o processo leva, em média, 11 dias.
Além do extenso prazo, o relatório do Banco Mundial aponta alguns gargalos no processo de abertura de empresas estrangeiras no Brasil. Um dos destaques citados é o fato de que o país restringe a participação de capital externo em companhias de alguns setores.
Alguns dos exemplos são o do segmento de transporte aéreo, em que a legislação limita a participação a 20% do total, e o setor de saúde, em que ela é proibida. O estudo menciona que a legislação brasileira também está acima da média no que diz respeito aos empecilhos, na comparação com os países da América Latina.
Apesar da lentidão e das restrições, na avaliação geral, a situação do país não é das piores. O Banco Mundial criou um índice de facilidade para abertura de empresas estrangeiras. Ele avalia não apenas o tempo necessário, mas também a complicação da legislação que rege o processo de criação da empresa. O indicador vai de zero a 100, com a nota máxima representando o menor grau de dificuldade. O Brasil recebeu uma avaliação intermediária: 62,5 pontos. Os Estados Unidos ficaram com 80 pontos e Angola, com 39,5.
Veja o tempo médio de duração do processo de abertura de empresas estrangeiras em alguns países:
PaísTempo (dias)
Angola263
Haiti212
Venezuela179
Brasil166
Papua Nova Guiné108
China99
Vietnã94
Camboja86
EUA11
Geórgia4
Ruanda4


Comentário:
Aqui nos "States" abri a minha empresa em 10 dias, isso porque esperei para ter toda a documentação na mão, mas se contar que tirei, diriamos assim, o CGC americano e Inscrição pelo telefone, e me durou 15 minutos, voce nao acredita e que esperei já quase um ano para ter isso no Brasil, sem contar que recebi o fax, assinei e faxed de volta e ja estava pronto pra operar, mesmo assim aguardei pra começar quando recebi toda a papelada pelo correio na minha casa sem precisar ir a nenhuma repartição pública ou ter que ficar ligando pra contador, é, e em duas semanas ja estava buscando os primeiros empregados,sabe aquela histórinha de São Tomé, só acredita vendo, pois é tecnicamente voce leva 15 minutos pra abrir uma empresa. Se contar com os stimulus que o governo oferece pra pequena empresa, mais creditos nos impostos, Com isso todos ganham, todos lucram e o governo arrecada mais impostos com isso. "Acorda Brasil!!!"
enviado por: Andre USA em (09/07/2010 - 14:05)

No comments:

Post a Comment