interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Wednesday, December 27, 2006

Ursos polares e matéria confusa

.
Veja a chamada desta matéria no Último Segundo do IG:
Induz ao quê? Parece que o próprio país quer um animal em extinção. Não faz sentido nenhum, eu sei. Só não sei se é intencional (o que acho difícil), incompetência mesmo ou manifestação inconsciente.

Vamos agora à matéria:

EUA querem urso polar entre espécies ameaçadas de extinção
27/12 - 10:44 - Reuters



WASHINGTON (Reuters) - O governo norte-americano quer incluir o urso polar na lista de espécies sob risco de extinção, devido ao aquecimento do seu habitat, disse o jornal Washington Post na quarta-feira. A proposta, citada sob anonimato por uma fonte do Departamento do Interior, representa a primeira vez que o governo de George W. Bush identifica alterações climáticas como um fator para a extinção de uma espécie, segundo o jornal.
'Revisamos todos os dados disponíveis que nos levam a crer que o gelo marinho do qual o urso polar depende vem recuando', disse o funcionário ao jornal. 'Obviamente, o gelo marinho está derretendo porque as temperaturas estão mais elevadas.'
Essa fonte acrescentou que autoridades do Serviço de Pesca e Vida Selvagem concluíram que os ursos polares podem estar ameaçados dentro de 45 anos, de acordo com a reportagem. O Departamento do Interior ainda não comentou oficialmente a informação.
O governo Bush rejeita a tese científica de que a atividade humana contribui com o aquecimento global, e resiste em limitar as emissões dos chamados gases do efeito estufa, argumentando que isso seria nocivo para as empresas e os trabalhadores norte-americanos.
Os gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2) emitido por fábricas e automóveis, prendem o calor na atmosfera. Cientistas dizem que a elevação das temperaturas pode aumentar o nível dos mares e provocar mais secas, inundações e ondas de calor.
A fonte do Post disse que a decisão de propor a inclusão do urso polar entre as espécies em risco 'não foi fácil' porque 'ainda há uma significativa incerteza' sobre o que pode acontecer com as populações de ursos no futuro.
...
O que foi explicitado é que o urso polar sofre de ameaça de extinção, não que a causa disto seja, necessariamente, o aquecimento global; e, se há "significativa incerteza" sobre esta população mamífera, ao ponto de modo que "não foi fácil" colocar os ursos na lista de animais em extinção, isto se dá por que tanto pode diminuir seu número quanto aumentar.

No comments:

Post a Comment