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a.h

Monday, January 29, 2007

Felizes Trópicos 3

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O esperado:


Relatório mostra que empreiteiras sabiam da instabilidade do terreno nas obras da Linha 4
29/01 - 19:34, atualizada às 22:18 29/01 - Redação

SÃO PAULO – O Consórcio Via Amarela sabia que o túnel nas obras da Linha 4 do Metrô precisaria de reforço com pinos de aço, mas não teria tomado as medidas necessárias para garantir a segurança. É o que aponta o relatório oficial do Metrô, segundo o diretor de Comunicação do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Manuel Xavier Lemos Filho.
“O Metrô e o Estado sabiam que medidas de segurança precisavam ser tomadas, mas não fizeram”, afirmou Filho, acrescentando que o acidente, ocorrido em 12 de janeiro e que matou sete pessoas, era "uma desgraça anunciada".
Segundo o relatório, nos dias 10 e 11 de janeiro, as empreiteiras registraram pequenas movimentações do terreno e concluíram que seria necessário reforçar a estrutura do túnel. Em 11 de janeiro, uma frente de trabalho foi deslocada para garantir a estabilidade do terreno.
Mas, sem que o trabalho desta equipe fosse concluído, segundo informações de Filho, que teve acesso ao relatório, às 8h30, de 12 de janeiro, uma pequena detonação com dinamite foi realizada.
No mesmo dia, os engenheiros destacaram que outra frente de trabalho poderia seguir com as obras já que "nenhuma anomalia (...) nem fissuras na parede" tinham sido verificadas.
Segundo Filho, porém, como o terreno não tinha sido estabilizado, as detonações contribuíram para o desmoronamento das obras. "Agravou o problema que já era conhecido. Antes, seria necessário estabilizar o terreno”, afirmou. Em entrevista do "Jornal Nacional", um operário disse que foi orientado a maquiar as rachaduras no terreno.
Procurada pela reportagem do "Último Segundo", a assessoria do Consórcio Via Amarela disse que não tinha conhecimento sobre o relatório.
Será?
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