interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Wednesday, May 02, 2007

Biorremediação de solos e remediação de empresa



A Empresa Sapotec Sul Soluções Ambientais Ltda desenvolve tratamento para recuperação de solos. Detalhe curioso é que foi a única empresa no Rio Grande do Sul a receber Licença de Operação para beneficiamento de resíduos industrais classe I, para a Unidade de Biorremediação de Solos e Borras contaminados por hidrocarbonetos através de processos biológicos, concedida pela Fepam (no. 7719/2006-DL, datada em 03/10/2006, com validade até 2010). A empresa realizou evento em Nova Santa Rita/RS para apresentação de suas novas instalações para o prefeito, vereadores e outros convidados. Acontece que o município não está entre os que apresentam derramamento acidentais de produtos que contenham contaminantes, como hidrocarbonetos de petróleo, benzeno, tolueno, etilbenzeno, xileno – BTXE, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos – PAH e outros de mesma natureza.

Se o município não faz parte da lista dos que tenham tido acidentes com esses produtos, é porque tais rejeitos provêm de outros municípios. De acordo com a Lei Orgânica do Município de Nova Santa Rita, desde 1993, consta a proibição de que esse município receba produtos tóxicos de outras cidades e mais detalhes. Mas, uma emenda alterou em 2006 a Lei Orgânica do Município.

A empresa vinha tentando a licença junto a Fepam desde 2001, mas sua concessão foi firmada na data de 03/10/2006, ano da emenda que alterou a Lei Orgânica.

Coincidência?

No comments:

Post a Comment