interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Thursday, May 03, 2007

Moeda Verde



“Moeda Verde” – eis o nome de uma das mais surpreendentes operações deflagradas pela Polícia Federal contra crimes ambientais na história do Sul do país. Ao longo desta quinta-feira (03), a Delegacia de Combate a Crimes Ambientais da PF cumpriu uma série de mandados de prisão contra políticos, empresários e funcionários públicos de Florianópolis que estariam envolvidos em um esquema de venda de licenças ambientais e atos administrativos de conteúdo urbanístico em favor de grandes empreendimentos na ilha. A lista dos que tiveram prisão decretada envolve 22 pessoas, algumas bastante conhecidas no meio empresarial. Uma delas é o empresário gaúcho Péricles Druck, dono do Grupo Habitasul – empresa responsável pela construção da maior parte de Jurerê Internacional. Em nota divulgada à imprensa na tarde desta quinta, o Grupo Habitasul afirma que “todas as etapas e obras de Jurerê Internacional foram implantadas com as devidas, tempestivas e regulares licenças das autoridades competentes”. A empresa diz, ainda, ter convicção de que a evolução das investigações “demonstrará inequivocamente a correção e pertinência de todos os procedimentos da Habitasul, seus diretores e funcionários”.

Dos 22 mandados de prisão, 17 foram executados. Entre eles, os do proprietário do Costão do Santinho, Fernando Marcondes de Mattos e do secretário de Obras de Florianópolis, Aurélio de Castro Remor. A PF ainda procura um dos donos do shopping Iguatemi na capital catarinense, Paulo Cezar Maciel da Silva, e o presidente da Santa Catarina Turismo (Santur), Marcílio Ávila, que também estão na lista. A operação contou com a participação de 170 policiais federais em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Os presos responderão por crimes contra o meio ambiente e contra a administração pública, formação de quadrilha, tráfico de influência, corrupção ativa e corrupção passiva.

As investigações da “Moeda Verde” já duravam nove meses. Inicialmente, a PF estava buscando irregularidades em um empreendimento localizado em Jurerê Internacional, no norte da Ilha de Santa Catarina. A partir daí, descobriu outros condomínios em situação irregular – construídos em mangues, restingas e outras áreas de preservação. Todas as áreas receberam licenças ambientais irregulares, afirmou a delegada Júlia Vergara, da PF, em entrevista coletiva realizada nesta tarde, em Florianópolis. Júlia acredita que o líder do grupo era o vereador de Florianópolis Juarez Silveira (sem partido).

http://amanha.terra.com.br/ - Newsletter diária n.º 946 - 03/05/2007




Uma operação da Polícia Federal contra crimes ambientais prendeu hoje 19 pessoas, entre empresários, funcionários públicos e vereadores em Florianópolis e Porto Alegre. A investigação começou depois da notícia da prática de crimes contra o meio ambiente na implantação de um empreendimento imobiliário na cidade de Florianópolis. Com a apuração, segundo a PF, foi descoberta uma organização criminosa infiltrada na máquina administrativa, com ramificações nos Poderes Executivo e Legislativo de Santa Catarina.

(...)

Os presos responderão por crimes contra o meio ambiente, formação de quadrilha e contra a administração pública, tráfico de influência, corrupção ativa e corrupção passiva.

A operação, denominada "Moeda Verde", é comandada pela Delegacia de Combate a Crimes Ambientais e contra o Patrimônio Histórico em Santa Catarina. A ação conta com a participação de 170 policiais federais em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

UOLNews, 3 de maio

Veja aqui, a galeria de fotos sobre as detenções e as apreensões de veículos dados como propina aos funcionários públicos.




Dois dos 22 mandados de prisão expedidos na Operação Moeda Verde deixaram de ser cumpridos hoje pela manhã pela Polícia Federal de Santa Catarina porque os acusados estão viajando. O presidente da Santa Catarina Turismo (Santur), vereador eleito Marcílio Ávila, está na Argentina, enquanto o destino do empresário Paulo Cézar Maciel da Silva – um dos donos do recém-inaugurado Shopping Iguatemi, em Florianópolis – não foi divulgado.
Outros dois acusados, os empresários Péricles de Freitas Druk e Fernando Tadeu Soledade Habckost, ambos do grupo imobiliário Habitasul, foram detidos em Porto Alegre.
Em Florianópolis, o vereador Juarez Silveira (sem partido) alegou problemas de saúde ao saber que seria preso pela PF. Até o início da tarde, ele era o único dos 18 detidos na capital catarinense que não haviam sido levados para a superintendência do órgão, na Avenida Beira-Mar Norte.
Entre os 22 acusados de negociar licenças ambientais estão cinco funcionários públicos, dois vereadores, um secretário municipal, dois diretores de órgãos da prefeitura e pelo menos oito empresários.
A PF também cumpriu 30 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos, escritórios de empresas e residências. As primeiras informações davam conta que entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão em dinheiro foram apreendidos.
Os policiais também apreenderam documentos, computadores e carros, dois deles na casa do vereador Juarez da Silveira.








CONFIRA OS NOMES
Juarez Silveira (vereador)
André Luiz Dadam (servidor da Fatma)
Hélio Scheffel Chevarria (grupo Habitasul)
Fernando Tadeu Soledade Habckost (grupo Habitasul)
Renato Juceli de Souza (Susp)
Marcelo Vieira Nascimento (Floram)
Rubens Bazzo (Susp)
Francisco Rzatki (Floram)
Péricles de Freitas Druk (grupo Habitasul)
Fernando Marcondes de Mattos (Costão do Santinho)
Amílcar Lebarbechon da Silveira (restaurante do Amílcar)
Paulo Cezar Maciel da Silva (shopping Iguatemi)
Gilson Junckes (hospital Vita)
Rodrigo Bleyer Bazzo (filho de Rubens Bazzo)
Marcílio Guilherme Ávila (vereador eleito e atualmente presidente da Santur)
Percy Haensch (Colégio Energia)
Margarida Emília Milani de Quadros
Aurélio de Castro Remor (secretário de Obras de Florianópolis)
Paulo Toniolo Júnior
Itanoir Cláudio (chefe de gabinete de Juarez Silveira)
Sérgio Lima de Almeida
Aurélio Paladini
Fonte: PF




ClicRBS, 3 de maio


CBN/DIÁRIO, 4 de maio

Porto Alegre, 4 de maio de 2007 - Videversus nº 703

POLICIA FEDERAL PRENDE EMPRESÁRIOS E POLÍTICOS GAÚCHOS E CATARINENSES POR CRIMES AMBIENTAIS
A Polícia Federal desenvolveu desde a manhã desta quinta-feira a Operação Moeda Verde, prendendo políticos, empresários e funcionários públicos em Florianópolis e Porto Alegre, todos acusados de negociar licenças ambientais de maneira fraudulente e ilegal. Essas licenças foram expedidas em favor de grandes empreendimentos imobiliários na ilha de Florianópolis. leiamais

VEREADOR E EMPRESÁRIO VÃO SE APRESENTAR NA TIO PATINHAS DA POLÍCIA FEDERAL
O presidente da Santur e vereador eleito por Florianópolis, Marcílio Guilherme Ávila, deve se apresentar à Polícia Federal nesta sexta-feira. Ávila é um dos suspeitos de participar do esquema de vendas de licença ambiental e tem mandado de prisão expedido em seu nome. Além do vereador, Paulo Cezar Maciel da Silva, um dos donos do recém-inaugurado Shopping Iguatemi, também se apresenta à Polícia Federal nesta sexta-feira. leiamais
PREFEITO DE FLORIANÓPOLIS AFASTA DOS CARGOS OS ENVOLVIDOS NA OPERAÇÃO MOEDA VERDE
O prefeito de Florianópolis, Dário Berger (PSDB), afastou três secretários municipais e quatro servidores até que as investigações da operação Moeda Verde sejam concluídas. Renato Joceli de Souza, secretário de Urbanismo, Aurélio Remor, de Obras, e Francisco Rzatki, diretor da Floram (órgão que emite licenças municipais), foram afastados após terem sido presos na manhã desta quinta-feira. leiamais

Porto Alegre, 10 de maio de 2007 - Videversus nº 707

JUSTIÇA FEDERAL EM SANTA CATARINA AUTORIZA QUEBRA DE SIGILOS DE PRESOS DA OPERAÇÃO MOEDA VERDE
A Justiça Federal determinou a quebra do sigilo bancário e fiscal de seis presos pela Operação Moeda Verde, entre as 19 pessoas detidas em Santa Catarina e duas no Rio Grande do Sul, pela Polícia Federal. A autorização para as quebras de sigilo foram dadas nesta quarta-feira. leiamais

No comments:

Post a Comment