interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Thursday, June 14, 2007

Ilhas Diomede



No Estreito de Behring ficam as Ilhas Diomede, também conhecidas como Gvozdev Islands in Russia (Russian: острова Диомида (острова Гвоздёва); ostrová Diomída). A Grande Diomede, também conhecida como Imaqliq, Nunarbuk ou Ratmanov Island, and the eastern island Little Diomede, ou Krusenstern Island ou Inaliq, são duas ilhas rochosas localizadas no meio do Estreito de Behring entre o Alaska e a Rússia.
Entre 25.000 e 40.000 anos atrás, uma tribo de nômades provenientes mongóis provenientes da Sibéria, partiu do cabo de Dezneva (50 km ao sul do Círculo Polar Ártico) rumo ao Alaska. Provavelmente fugiam de uma seca na região da Mongólia. Uma marcha destas de 5.000 km só poderia ter o incentivo de algum feiticeiro visionário, pois não poderia haver fato que comprovasse uma nova terra. Do litoral onde se encontravam, podiam avistar a 37 km a sudeste, uma ilha em forma de cúpula de cerca de 500 metros de altitude.
O arquipélado das Diomedes é constituído por duas ilhas rochosas sem provimentos necessários. Mais 40 km para leste, os viajantes errantes e sonhadores encontrariam a Península do Alaska, hoje o ponto mais ocidental dos Estados Unidos da América. Estes nômades seriam os ancestrais do que Cristóvam Colombo chamaria milênios depois de "índios".




Satellite photo of the Bering Strait, with the Diomede Islands at center
Fotos da Pequena Diomede:

No comments:

Post a Comment