interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Friday, June 15, 2007

Inspeção veicular



14/6/2007
Inspeção veicular. Concordo mas...
Artigos / Entrevistas



Eu sempre fui favorável à implantação da Inspeção Técnica Veicular que tem projetos rolando nos legislativos estaduais e federais desde a década de 90. Fiz até uma edição especial da Revista Jornauto focando esse tema. A verdade é que o ITV não é implantado porquê não é corretamente político.

Agora, a prefeitura de São Paulo resolveu implantar uma inspeção técnica meia-boca, com o objetivo maior de medir os gases emitidos pelo escapamento dos veículos. Não sei quem vai fazer, mas a R$ 50 cada vai render um bom dinheiro.

Confesso que não tenho capacidade para entender como alcançar o objetivo proposto, se o governo reclama de que cerca de 20% ou mais da frota de veículos que rodam no estado não paga IPVA nem as multas, e continua rodando. Como levá-los a fazer essa inspeção, entendendo-se que são os responsáveis maiores pela poluição veicular? É normal ver veículos sem pára-choque, pneus carecas trafegando na Via Anchieta, na frente dos policiais, e não são parados. Parar para quê? Para criar um problema? Como recolher o veículo se não há espaço nos pátios? Como resolver o problema da família que viaja naquele veículo? Largá-la na estrada pedido carona? É melhor deixar passar e parar a minha Zafira quase nova, mas que tem uma película nos vidros um pouco mais escura.

Eu acho que, como profissional do segmento automotivo, a medida está perfeitamente correta. Os fabricantes vão vender mais peças, as oficinas terão seu movimento substancialmente aumentado, surgirão novos empregos, o trânsito fluirá melhor e o ar ficará mais limpo. Mas, como cidadão, repito o que venho pregando há anos: o caminho não é esse!

Imagino que, de alguma maneira, a Brasília do seu Antenor seja inspecionada e reprovada. Ele, certamente não tem dinheiro para fazer as devidas correções e nem vale a pena fazer. Assim como por o IPVA em dia. Deve ter também um montão de multas a ser paga. Como fica? Seu veículo será retido? E como ele fará para transportar suas ferramentas para ir trabalhar na obra? Problema dele?

E o velho caminhão Ford dos anos 60 do Seu João, equipado com caçamba e utilizado para retirar restos de construção? Certamente não passa na inspeção. E ai?

Nesse caso, por que não fazer também uma Inspeção Técnica Habitacional? Quero ver uma equipe ir ao barraco de dona Selma e dizer para ela: “A senhora não pode morar aqui, as condições legais, de segurança e sanitárias não permitem. Pegue suas coisas e as crianças e vá embora”. Para onde irão os milhares de favelados? Problema deles?

Por que não fazer também uma Inspeção Técnica Hospitalar. Quero ver os especialistas visitando hospitais e prontos socorros públicos e fechando todos os que não têm condições de fazer um atendimento básico decente. Repito: básico e decente!

Uma outra Inspeção Técnica seria bem vinda: a do Saneamento. Hoje, somente 10% do que os esgotos recolhem, no Brasil, é devidamente tratado. Cidades com milhares de habitantes, como Guarulhos, por exemplo, na grande São Paulo, despeja seus dejetos ‘in natura’, diretamente no Tietê. Nas favelas e bairros pobres da periferia, as pessoas defecam aqui e sái ali, na vala da rua, onde as crianças brincam, e depois no primeiro córrego que deságua em um riacho, que por sua vez deságua em um rio e assim vai até chegar ao oceano. Sem falar na contaminação dos lençóis freáticos. Vamos fechar todas essas cidades e mandar seus habitantes embora, ou então fica proibido defecar. Gente, como diz o ditado, o buraco é mais embaixo. É um problema macro eminentemente sócio econômico. Não adianta tentar curar a gripe, a unha encravada, a alergia, deter a febre, enfaixar o tornozelo inchado... É preciso mexer na estrutura.

Temos que retirar os tumores que provocam metástase e que prejudicam cada vez mais o funcionamento de todos os órgãos.

E qual é a sua origem e onde estão localizados esses tumores? Ora...



Por Gilberto Gardesani


No comments:

Post a Comment