interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Tuesday, December 13, 2005

China, Japão e EUA

.
.
.
Rearmamento japonês e ameaça chinesa

por Jeffrey Nyquist em 13 de dezembro de 2005
Resumo: Dado que o Japão prefere gastar menos de 1% do PNB em defesa e questiona a disposição americana em se opor à China, a idéia de uma escalada militar japonesa (mesmo em resposta a uma escalada chinesa) é um mito.
© 2005 MidiaSemMascara.org

Em abril de 2002, o website World Socialist, publicado pelo Comitê Internacional da IV Internacional, proclamou que "a beligerância americana está encorajando políticos japoneses a exibirem o sabre nuclear contra a China". Dois políticos japoneses – o líder do Partido Liberal, Ichiro Ozawa e o governador de Tóquio, Shintaro Ishihara – foram destaque na mídia ao se referirem à escalada militar chinesa. A esquerda, bem como os que culpam a América pelos problemas do mundo, acham que a escalada militar chinesa é justa. De fato, os socialistas da Quarta Internacional acreditam que os ataques da Al-Qaeda no World Trade Center são o sinal de uma nova "guerra imperialista" orquestrada por belicistas americanos. De acordo com o website World Socialist, "as tendências políticas mais direitistas estão emergindo na medida em que as classes dominantes concluem que eles também necessitarão de forças militares para buscarem seus interesses econômicos e estratégicos".

.


O suposto retorno do militarismo japonês (com a conivência de Washington) é uma preocupação constante para a causa socialista. Em 6 de abril de 2002, o líder do Partido Liberal,
Ichiro Ozawa, disse a autoridades chinesas que o Japão poderá reagir à escalada militar chinesa com uma espetacular escalada própria. "Se a China inflar muito", alertou Ozawa, "então a povo japonês ficará histérico. Se o Japão desejar, poderá ter milhares de ogivas nucleares da noite para o dia". Em maio de 2002, o ministro-chefe da Secretaria do Governo do Japão, Shinao Abe, disse que a posse de armas nucleares é permitida pela Constituição Japonesa. Ao notar o problema terrorista-comunista, o governador de Tóquio, Shintaro Ishihara, disse: "Os americanos definiram os ataques de 11 de setembro como uma 'nova guerra', mas nós, japoneses, estamos nisso há anos. Muitos japoneses foram sequestrados por agentes norte-coreanos".

.


É claro que os socialistas descartam essas declarações como "demagogia direitista". O mais interessante de tudo é que eles acreditam que o capitalismo está prestes a entrar em colapso. Eles também acreditam que o militarismo é a última e desesparada tentativa de prorrogar a vitória final da classe trabalhadora. De acordo com os socialistas, "Líderes políticos exigem que os trabalhadores aceitem cortes drásticos nos seus padrões de vida e culpam tudo, desde os imigrantes até a corrupção e as políticas financeiras americanas, pela crise econômica". A ameaça comunista é um mito, dizem os socialistas. O capitalismo está morrendo e seu último suspiro vai disparar uma guerra imperialista final. Portanto, o bloco socialista deve estar forte e preparado.

.


No mês passado, Ishihara deu outra declaração controversa: "É claro que sentimos a ameaça militar da China", explicou. "Suponha que os EUA e a China entrem em guerra. Os EUA seriam derrotados porque os chineses não se importam com perdas de vidas humanas. Não há país na história que tenha matado tantas pessoas de sua própria população". De acordo com Ishihara, "Guerras implicam em atritos humanos. A China não valoriza a vida humana e pode começar uma guerra sem grandes preocupações. Estamos atualmente num estado de tensão muito pior do que o período da Guerra Fria, quando os Estados Unidos e a antiga União Soviética estavam em conflito". Ishihara explicou então que os Estados Unidos não são como a China. A sociedade civil americana deposita grande valor na vida humana e, portanto, não pode vencer uma guerra contra um país brutal e populoso. "Acreditamos que o Japão está protegido sob o Tratado de Segurança Japão-EUA", disse, "mas é um tratado bastante duvidoso".
Os chineses e os socialistas não concordam com Ishihara. De acordo com
People's Daily, "o poderio militar da China é relativamente fraco, mas seu poderio estratégico é grande". Pequim diz que a China não ameaça o Japão e os Estados Unidos. Zheng Bijan (uma autoridade do Partido Comunista) concorda: "De acordo com os planos estratégicos chineses, levará mais 45 anos – até 2050 – antes que possamos chamar a China de um país desenvolvido de médio porte". Mas desenvolvimento de longo prazo e poderio militar, na esteira de um conflito nuclear, não têm nada a ver um com o outro. O jogo real não é sobre desenvolvimento, mas sobre sobrevivência nacional. A China é uma ameaça ao Japão? Os leitores podem tirar suas próprias conclusões comparando o Exército de Libertação Nacional com as Forças de Auto-Defesa Japonesas. O poderio militar chinês é aproximadamente dez vezes superior ao japonês e atualmente possui centenas de armas nucleares. As forças terrestres chinesas incluem mais de 8.000 tanques, 4.000 transportadores de tropas blindadas e 25.000 dispositivos de artilharia. As reservas militares chinesas eclipsam as do Japão. Mas, em cinco anos a mesa poderia ser virada. Apesar da retórica de politicos como Ishihara e Ozawa, o Japão não gosta de gastos militares. E o povo japonês não aprovaria a construção de um arsenal nuclear. Conforme explicou o Prof. Matake Kamiya, "a idéia de que o Japão possa construir um arsenal nuclear quando bem entender é equivocada e mais baseada em mitos, mal-entendidos e deturpações, do que em evidências empíricas".

.


Dado que o Japão prefere gastar menos de 1% do PNB em defesa e abertamente questiona a disposição americana em se opor à China, então qual é a estratégia japonesa? O Japão está cortando seus tanques e dispositivos de artilharia em 1/3 para poder gastar mais com os aposentados. A idéia de uma escalada militar japonesa (mesmo em resposta a uma escalada chinesa) é um mito. O jeito japonês de lidar com a China pode ser detectado pela nova abertura com a Rússia. Nos últimos dois anos, o Japão aumentou drasticamente seu comércio com a Rússia, investindo pesadamente em projetos petrolíferos e de gás. A Toyota planeja construir uma indústria na Rússia. Os analistas militares japoneses acreditam que a China não agrediria o Japão caso o Japão e a Rússia sejam aliados econômicos. (Essa noção, sem dúvida, é encorajada por Moscou).

.


Porém, o wishful thinking japonês ignora o fato de que a Rússia está apoiando a escalada militar chinesa. Quanto à razão dessa escalada, o Secretário de Defesa americano Donald Rumsfeld desafiou a China diretamente, numa conferência de segurança regional: "Dado que nenhuma nação ameaça a China, devemos nos perguntar: por que todo esse crescente investimento? Por que todas essas aquisições de caras e poderosas armas?" A China respondeu dizendo que "os EUA gastam muito mais dinheiro do que a China...". É óbvio, como notou o governador de Tóquio, que os EUA provavelmente não estão dispostos a usar suas forças como a China estaria. O fundador do Estado chinês, Mao Tsé-Tung, escreveu: "Todos os reacionários são tigres de papel". Parece até que Mao antecipou os críticos da atual administração Bush, dizendo: "Tratando todos com arrogância, o imperialismo americano fez-se inimigo dos povos do mundo e se isola cada vez mais. Aqueles que recusam a escravidão jamais se amedrontarão pelas bombas atômicas que estão nas mãos dos imperialistas americanos. A maré brava dos povos do mundo contra os agressores americanos é irresistível. Sua luta contra o imperialismo americano e seus lacaios lhes garantirão vitórias cada vez maiores".

.


Conforme noticiado pela
Insight Magazine, "A avaliação geral de autoridades, diplomatas e analistas asiáticos é de que o exército americano simplesmente não conseguiria derrotar a China. É uma avaliação repassada ao governo americano nos últimos meses por países como Austrália, Japão e Coréia do Sul". Apesar do status de superpotência, os EUA são vistos como tigre de papel por seus próprios aliados. Mao foi um visionário que enxergou a fraqueza americana. Foi também um assassino que zombou de atrocidades dos tiranos chineses anteriores a ele.

.


© 2005
Jeffrey R. Nyquist
Publicado por Financialsense.com
Tradução: MSM.

Jeffrey Nyquist é formado em sociologia política na Universidade da Califórnia e é expert em geopolítica. Escreve artigos semanais para o Financial Sense (
http://www.financialsense.com/), é autor de The Origins of The Fourth World War e mantém um website: http://www.jrnyquist.com/

.

.

.

No comments:

Post a Comment