interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Thursday, December 15, 2005

Iraque 5

.
.
.

Votação é encerrada na eleição iraquiana

Comparecimento às urnas foi alto nesta quinta-feira

As urnas foram fechadas nesta quinta-feira na eleição parlamentar do Iraque, encerrando um pleito histórico que, apesar de alguns incidentes, contou com alto comparecimento dos eleitores.

.


Os iraquianos escolhem o primeiro governo regular do país desde a invasão liderada pelos Estados Unidos.

.


Não há data prevista para a divulgação dos resultados finais – nas últimas eleições, a contagem levou duas semanas.

.


Veja fotos do dia de votação

.


Apesar das rigorosas medidas de segurança em várias áreas do país, foi ouvido um forte estrondo perto da zona fortificada de Bagdá, a chamada Zona Verde, onde fica a sede do governo iraquiano e várias embaixadas ocidentais. Não há notícia de vítimas.

.


Bombas


Disparos de morteiro foram ouvidos em várias áreas em volta de Bagdá, e há informações de pelo menos dois civis feridos.

.


Em Mosul, um guarda hospitalar morreu quando uma bomba explodiu perto de uma zona eleitoral, dizem testemunhas.

.


Também houve disparos de morteiros em uma zona eleitoral na cidade natal de Saddam Hussein, Tikrit.

.


Na véspera da votação, foram descobertas e desarmadas bombas colocadas nas proximidades de várias zonas eleitorais em Bagdá, Falluja e outras cidades, de acordo com fontes militares americanas.

.


O governo iraquiano repetiu as medidas de segurança adotadas durante o referendo sobre a nova Constituição em outubro.

.


O governo proibiu a circulação de carros sem autorização especial, fechou as fronteiras internacionais, restringiu as viagens entre as províncias dentro do país e estendeu em três horas o toque de recolher.

.


As medidas entraram em vigor na terça-feira e continuam até domingo.

.


Candidatos


De acordo com a Comissão Eleitoral Iraquiana, 7.655 candidatos se inscreveram para disputar os 275 assentos no Parlamento. Eles estão divididos em 307 entidades políticas, agrupadas em 19 coalizões.

.


Os mais de 15,5 milhões de iraquianos habilitados tiveram a disposição 33 mil zonas eleitorais instaladas no país, além de postos de votação em 15 outras nações para os emigrantes.

.


Os partidos e outras agremiações políticas registraram mais de 230 mil observadores para estas eleições. O número de monitores independentes chega a 120 mil, incluindo 800 estrangeiros.

.


As principais coalizões na disputa são a xiita Aliança Iraquiana Unida (do primeiro-ministro Ibrahim Al-Jafari), a Lista de Coalizão do Curdistão (do presidente Jalal Talabani) e a sunita Frente de Acordo Iraquiano.

.


Entre os grupos de mais peso, há ainda duas listas seculares que unem xiitas e sunitas: a Lista Nacional Iraquiana, liderada pelo ex-primeiro ministro (apontado pelas forças de ocupação) Ayiad Allawi, e Coalizão do Congresso Nacional, liderada por Ahmed Chalabi (ex-aliado dos Estados Unidos mas que acabou se desentendendo com os americanos).

.


A população já foi chamada a votar duas vezes em 2005. Pouco menos de 60% dos eleitores foram às urnas nas eleições de janeiro, e pouco mais de 60% participaram do referendo que aprovou a nova Constituição.

.


Mas analistas previam que estas eleições seriam bem diferentes da disputa do início do ano porque o sistema mudou e porque os sunitas – que boicotaram a eleição de janeiro – parecem estar mais interessados na disputa. Há indícios de alto comparecimento nas regiões sunitas do Iraque.

.

http://noticias.uol.com.br/bbc/2005/12/15/ult36u40515.jhtm
.
.
.


No comments:

Post a Comment