interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Thursday, December 15, 2005

Energia: biodiesel

.
.
.
É... parece que o Brasil vai ficar para trás também nesta. Se não se adiantar neste processo de substituição de fontes energéticas, outros tomarão a dianteira, como parece que está para acontecer...

Não que o surgimento de matrizes tecnológicas em outros países não seja saudável. Pelo contrário... Mas, não vejo um programa nacional neste sentido por aqui.

a.h

.
.
.

Ter, 13 Dez - 08h31


Empresa cultiva planta para biodiesel alternativo à gasolina


Jerusalém, 13 dez (EFE).- Uma empresa israelense chamada "Amantes da agricultura" cultiva em grandes extensões da África uma planta de cujas sementes será produzido um biodiesel que substituirá a gasolina em motores e veículos.
.
A informação foi confirmada hoje ao jornal Yediot Aharonot pelo diretor da organização Agritech, Daniel Meiri. A companhia conta com fundos locais e internacionais para isso, assinalou.
.
O cultivo da planta denominada "jetrofa" e outras, que abrangerá milhares de hectares, já foi iniciado num país africano não identificado, onde o clima e as condições do solo são ideais e a mão-de-obra é barata, ressaltou.
.
A planta será apresentada na Exposição Internacional Agritec-2006, em Tel Aviv. A companhia conta com experiência em projetos agrícolas de projeção mundial, informou.
.
Na exposição serão apresentadas sementes de diversas plantas das quais se pode extrair o biodiesel, que será mais barato que a gasolina comum. Os cultivos prosperam especialmente em alguns Estados do continente africano, disse, sem divulgar mais detalhes.
.
Segundo o jornal de Tel Aviv, a empresa israelense já assinou contratos de exportação de "dezenas de milhões de dólares" com "vários países da Europa e da América" para o próximo ano.
.
Um conselheiro econômico em assuntos agrícolas, Ronen Sender, declarou que se trata de um sistema para obter combustíveis alternativos e não convencionais.
.
Calcula-se que daqui a dez anos 10% dos veículos funcionarão com o biodiesel.
.
.
.

No comments:

Post a Comment