interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Thursday, December 15, 2005

Poluição: monitoramento global

.
.
.
Novo sistema permite mapa diário da poluição mundial

Jonathan Amos
de São Francisco


Com a ajuda de satélite, mapas holandeses localizar cidades poluídas
.
Cientistas holandeses estão elaborando mapas mostrando a poluição na Europa e outras regiões do planeta com um novo sistema que observa a troposfera, a parte mais baixa da atmosfera.
.
O Instrumento de Monitoramento de Ozônio (Omi, na sigla em inglês), um equipamento de fabricação holandesa e finlandesa, e outros equipamentos do satélite Aura poderão elaborar uma análise diária da qualidade do ar no mundo.
.
Os mapas de poluição, que poderão dar detalhes em cada cidade, serão usados para identificar locais com problemas mais graves.
.
"Esta é a primeira vez que somos capazes de acompanhar a poluição no mundo todo, diariamente", disse a cientista Pieternel Levelt, do Instituto Real Holandês de Meteorologia, que é o principal investigador do Omi.
.
"(Os mapas) vão nos ajudar a entender como a poluição é formada e de onde vem, quais são suas fontes; onde vai. Tudo isso nos ajuda a entender a química envolvida e é importante se nós quisermos checar nossos modelos", acrescentou.
.
Dióxido de nitrogênio

Levelt anunciou o projeto na Reunião de Outono da União Americana de Geofísica (AGU, na sigla em inglês), em São Francisco, Estados Unidos.
.
A equipe da cientista apresentou mapas que estão sendo desenvolvidos para detectar dióxido de nitrogênio (NO2).
.
O gás, que vem de escapamentos de veículos, usinas de força e da indústria, é um importante precursor na produção de ozônio ao nível do chão, parte da poluição fotoquímico que pode deteriorar o ar na cidade, principalmente nos meses de verão.
.
Seguindo o desenvolvimento e a disseminação do NO2, o sistema Omi poderá ser usado para ajudar nas previsões de onde o problema de atmosfera poderá se desenvolver e também identificar locais onde o problema é mais grave.
.
Um dos mapas, apresentado em São Francisco, que reuniu informações de maio a setembro de 2005, mostrou emissões altas em algumas cidades européias, em particular sobre a Antuérpia, Rotterdam e a região do rio Rhur, na Alemanha.
.
O instrumento Omi também pode detectar a presença de formaldeído, dióxido de enxofre, outras partículas pequenas e também o ozônio da troposfera.
.
A equipe de cientistas holandeses ainda está na fase piloto do projeto de mapeamento, mas espera iniciar o fornecimento de informações para todas as partes do mundo.
.
.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2005/12/051209_mapapoluicaofn.shtml
.
.
.


No comments:

Post a Comment