interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Thursday, December 15, 2005

Esta é inédita!

.
.
.
14/12/2005
Terra indígena em Mato Grosso do Sul será devolvida a fazendeiros


A terra de Nhande Ru Marangatu, cuja homologação como área indígena foi suspensa por decisão do Supremo Tribunal Federal no dia 27 de novembro, está prestes a ser reintegrada a três fazendeiros do Mato Grosso do Sul. De acordo com a Funai - Fundação Nacional do Índio, determinação do ministro Nelson Jobim levou a presidente do Tribunal Regional Federal de São Paulo, Diva Malerbi, a reconsiderar a ação dos fazendeiros.
.
Segundo o coordenador de Assuntos Externos da Funai, Michel Blanco, cerca de 200 policiais federais deverão começar nesta quinta-feira (15) a operação de retirada dos índios Guarani-Kaiowá. Ele informou que o procurador da instituição, Luiz Fernando Villares, enviou na terça-feira (13) ao STF um pedido de suspensão da liminar, indeferido nesta quarta-feira (14). Foi negado, também, o pedido de adiamento da reintegração, feito pelo procurador federal da Funai em Dourados (MS), Charles Pessoa, na Justiça Federal de Ponta-Porã (MS).
.
"A Funai tentou todos os recursos possíveis para impedir a expulsão dos índios de uma área por eles ocupada e reconhecida como terra indígena pela União, por meio de decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 28 de março deste ano", explicou o coordenador, acrescentando que cerca de 700 índios habitam a região. Para Blanco, a decisão do ministro Nelson Jobim foi injusta: "Infelizmente, beneficia os fazendeiros e agrava ainda mais a situação de opressão contra o povo Guarani-Kaiowá".
.
Mais de dez áreas reconhecidas como de habitação dos índios Guarani estão com os processos de demarcação parados por decisões judiciais. (Adriana Franzin/ Agência Brasil)
.
.
.
.
.
.
Tenho que verificar, mas se não me engano, os fazendeiros também são índios que não querem a tutela e acusaram a Funai de corrupção!
a.h
.
.
.

No comments:

Post a Comment