interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Wednesday, September 05, 2007

Artigo: Rui Nogueira Mata atlântica, mico-leão, eucalipto, transgênico
Articulista diz que não há vantagem em deixar monoculturas nas mãos das transnacionais "voltadas para o lucro, indiferentes ao meio ambiente e à humanidade".
»»» Tolice nacionalista-protecionista. Por acaso, o extrativismo nacional é menos predatório? As técnicas adotadas de exploração dos recursos naturais pelos próprios brasileiros, tais como a famosa "coivara" não são altamente degradantes? A questão da origem do empreendimento suplanta a forma de regulação da atividade e a transparência da empresa?

APEC deve ter discussões acaloradas em torno das mudanças climáticas
Os líderes da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico se reúnem no próximo final de semana.
Brasil está pessimista com reunião ambiental proposta por Bush
O encontro de Washington pode abrir as portas para que os EUA participem de um acordo global.
»»» Qualquer discussão, só a discussão vejam bem, proposta por países asiáticos que compõem maioria da APEC parece ter crédito. Mas, se a mesma for proposta pelos EUA, não vale nada. Isto é o que se conclui das manchetes acima.


Ministros propõem mudança urgente no sistema de governança ambiental
Também foi decidido que é necessária a implementação efetiva dos acordos multilaterais, que é preciso haver transferência de tecnologias entre os países e aporte de recursos adicionais para as estruturas que lidam com o meio ambiente hoje.

»»» Tecnologia não é gratuíta e "aporte de recursos" sem nenhuma garantia de sua aplicação significa investimento à fundo perdido.

Índios da reserva Raposa Serra do Sol levarão carta-compromisso ao presidente da Funai
Representações indígenas das cinco etnias que vivem na reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, não querem mais se envolver nos conflitos pela retirada dos não-índios que ainda permanecem no local.
Funcionários da Funai e índios sofrem ameaças em cidade de onde ativistas foram expulsos
Segundo o chefe da Funai em Juína (MT), Antônio Ferreira de Aquino, a sede do órgão foi invadia por fazendeiros contrários à ampliação das terras indígenas.
Procurador pedirá investigação da Polícia Federal sobre expulsão de ativistas de Juína/MT
O incidente em Juína teria sido articulado por um grupo de fazendeiros locais, contando com a participação de autoridades locais contrárias à ampliação da terra indígena dos Enawene-Nawe.

»»» E a investigação sobre a expansão de reservas em terras cujo valor foi adicionado produtivamente? Não vale à pena investigar nada?

No comments:

Post a Comment