.
Bloquear o bloqueador
As eleições bolivianas foram suspensas. A Corte Eleitoral argumenta que precisou tomar tal decisão devido ao desacordo sobre o crescimento da cúpula parlamentar de Santa Cruz, o departamento que mais tem crescido em população. O fato é chave, pois é o Congresso que terminará decidindo qual dos dois candidatos mais votados será presidente em janeiro.
.
Santa Cruz é um bastão da centro-direita. Aumentar o número de deputados da região e adiar as eleições é algo que prejudica Evo Morales.
.
Diversos setores favoráveis à inversão privada acreditam que deve ser feito todo o possível para evitar que o sindicalista “bloqueador” chegue ao poder. Enquanto isso, Evo retruca dizendo que essas “manobras” não o impedirão de chegar ao palácio.
.
A Bolívia poderia entrar em uma onda de bloqueios se aumentasse a indefinição eleitoral ou se, ao final, o Congresso bloquear a eleição de Evo (no caso dele ganhar com uma forte diferença de votos).
.
Todas as Notas
O analista internacional Isaac Bigio é o colunista político latino-americano mais citado na web e um dos autores hispânicos mais mencionado em homepages em português. Ensinou política brasileira e latino-americana na London School of Economics. Tem uma coluna diária no jornal “Correo” (13 edições regionais no Peru), um dos diários sul-americanos de maior circulação. Escreve para dezenas de meios de comunicação nos cinco continentes. Conta com artigos publicados na CNN, BBC, DPA, AFP e na maioria dos grandes diários latino-americanos.
E-mail: bigio2004@yahoo.comSite: www.bigio.org
http://amanha.terra.com.br/secoes/bigio/20051031.asp
.
.
No comments:
Post a Comment