interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Thursday, November 03, 2005

Peru vs. Chile

.
.

SANTIAGO (Reuters) - O Congresso do Peru aprovou na quinta-feira uma lei para redesenhar sua fronteira marítima com o Chile e negociar um melhor acesso às ricas águas do Pacífico, aumentando a última disputa diplomática entre os dois países andinos.

.

Os parlamentares em Lima aprovaram a lei por 98 votos a favor e nenhum contra. Desse modo, o Congresso peruano dá luz verde ao projeto que fixa as bases para negociar uma fronteira marítima com o Chile em águas que o governo chileno considera ser parte de seu território, argumentando que estão em vigor acordos firmados em 1952 e 1954 pelo Peru, Equador e Chile.

.

O Chile disse na quinta-feira ter recebido com calma a aprovação da lei polêmica e insistiu que a medida não vigora no âmbito internacional e que é preciso respeitar os acordos existentes.

.

"Isso era algo previsível," disse a jornalistas o ministro porta-voz do Chile, Osvaldo Puccio, depois da aprovação do projeto no Congresso peruano.

.

"Trata-se, como já dissemos, de um ato unilateral que não tem efeito jurídico no âmbito internacional. E o governo o recebeu com calma."

.

Segundo o Peru, os acordos firmados com o Chile são acordos pesqueiros e não constituem uma delimitação formal da fronteira marítima. A área sob disputa é rica em peixes e importante para a indústria de farinha de peixe. O Peru é o principal fabricante mundial do produto, e o Chile seu segundo maior produtor.

.

"O governo do Chile repete que continuará exercendo os direitos que correspondem aos espaços sob sua soberania e jurisdição," afirmou a chancelaria chilena em um comunicado.

.

Os dois países travaram uma guerra no final do século 19 e, em consequência dela, o Peru perdeu parte de sua costa sul, que ficou sob controle dos chilenos. Desde então, as relações entre os dois países passaram por várias fases tensas.

.

O presidente do Chile, Ricardo Lagos, deve realizar uma reunião com seu gabinete ainda na quinta-feira para discutir, entre outros assuntos, a lei de fronteira marítima aprovada pelo Congresso peruano.

.
.
.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/reuters/2005/11/03/ult729u51719.jhtm
.
.

No comments:

Post a Comment