interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Thursday, November 03, 2005

CVRD vs. Índios

.
.
Índios ameaçam parar produção da Vale em Carajás

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Índios da comunidade Xikrin, com guerreiros armados, invadiram no dia 30 de outubro a área urbana das instalações da Companhia Vale do Rio Doce em Carajás, no Pará, e ameaçam invadir as instalações operacionais e paralisar a produção, informou a Vale em comunicado nos jornais nesta quarta-feira.

.

A maior produtora de minério de ferro do mundo lembra que a produção de Carajás --34,7 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2005-- é destinada à exportação e a eventual paralisação pode causar impacto na balança comercial brasileira.

.

A Vale é o maior saldo exportador do país, tendo registrado no primeiro semestre deste ano exportações líquidas (exportações menos importações) de 3 bilhões de dólares.

.

"A quem interessa tais movimentos radicais? Governo e empresários não podem ficar parados assistindo à destruição da competitividade da indústria brasileira", questionou a empresa em nota, informando que "está adotando as providências judiciais preventivas cabíveis".

.

Sem especificar as exigências feitas pelos índios para evitar a invasão da mina, a empresa informou que em anos anteriores as exigências passaram por pedidos de "avião bimotor; milhares de litros de gasolina (quando a maioria dos veículos da comunidade utiliza diesel); carros de luxo; contratação de empreiteiras impostas pelas próprias comunidades indígenas para a construção de casas a preços bem acima dos praticados", entre outras.

.

"São pleitos estranhos que nada têm a ver com a busca de condições dignas de vida para a comunidade, em torno dos quais a CVRD pauta sua atuação voluntária", afirmou a companhia.

.

A Vale informou que em 2005 já destinou 19 milhões de reais para comunidades indígenas localizadas na área de influência das sua atividades no Pará e no Maranhão. Somente para a comunidade Xikrin foram destinados 6 milhões de reais, segundo a mineradora.

.


Não havia ninguém disponível na Funai para comentar o assunto por causa do feriado de Finados.

.

.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/2005/11/02/ult27u52096.jhtm

.
.

1 comment:

Steffany said...

Sony will offer a copy-protection patch
After a chorus of criticism, Sony Corp.'s music division said Wednesday it is distributing a free software patch toreveal hidden files that automatically installed to hard drives when some of its music CDs were ...
Find out how to buy and sell anything, like things related to quality assurance highway construction on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like quality assurance highway construction!

Post a Comment