interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Thursday, November 03, 2005

CVRD vs. Índios

.
.
Índios ameaçam parar produção da Vale em Carajás

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Índios da comunidade Xikrin, com guerreiros armados, invadiram no dia 30 de outubro a área urbana das instalações da Companhia Vale do Rio Doce em Carajás, no Pará, e ameaçam invadir as instalações operacionais e paralisar a produção, informou a Vale em comunicado nos jornais nesta quarta-feira.

.

A maior produtora de minério de ferro do mundo lembra que a produção de Carajás --34,7 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2005-- é destinada à exportação e a eventual paralisação pode causar impacto na balança comercial brasileira.

.

A Vale é o maior saldo exportador do país, tendo registrado no primeiro semestre deste ano exportações líquidas (exportações menos importações) de 3 bilhões de dólares.

.

"A quem interessa tais movimentos radicais? Governo e empresários não podem ficar parados assistindo à destruição da competitividade da indústria brasileira", questionou a empresa em nota, informando que "está adotando as providências judiciais preventivas cabíveis".

.

Sem especificar as exigências feitas pelos índios para evitar a invasão da mina, a empresa informou que em anos anteriores as exigências passaram por pedidos de "avião bimotor; milhares de litros de gasolina (quando a maioria dos veículos da comunidade utiliza diesel); carros de luxo; contratação de empreiteiras impostas pelas próprias comunidades indígenas para a construção de casas a preços bem acima dos praticados", entre outras.

.

"São pleitos estranhos que nada têm a ver com a busca de condições dignas de vida para a comunidade, em torno dos quais a CVRD pauta sua atuação voluntária", afirmou a companhia.

.

A Vale informou que em 2005 já destinou 19 milhões de reais para comunidades indígenas localizadas na área de influência das sua atividades no Pará e no Maranhão. Somente para a comunidade Xikrin foram destinados 6 milhões de reais, segundo a mineradora.

.


Não havia ninguém disponível na Funai para comentar o assunto por causa do feriado de Finados.

.

.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/2005/11/02/ult27u52096.jhtm

.
.

No comments:

Post a Comment