interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Monday, May 21, 2007

Conflito ambiental e ideológico na Ilha de Santa Catarina






A urbanização desenfreada vista como reflexo da especulação imobiliária no município de Florianópolis, particularmente na Ilha de Santa Catarina (ISC) é, na verdade, conseqüência de uma conjunção de fatores. Diversos órgãos públicos como o Ibama, a Fatma, Intendência, SUSP, entidades civis de movimentos sociais e comunitários e ainda representações profissionais afins, como CRECI, SECOVI, SINDIMÓVEIS, CREA e SINDUSCOM têm, na realidade, abdicado de sua função fiscalizadora e regulatória em conjunto.


Tributar o descaso e a favelização, única e exclusivamente, a um dos agentes (por que capitalista) a este processo implica em não enxergar, verdadeiramente, a totalidade do processo que se esboça. Tornou-se lugar comum bradar contra os investimentos imobiliários quando, por contraposição, o que mais cresce é o próprio avanço de favelas e as chamadas “escrituras de posse”. As conseqüências deste processo são típicas no sítio da cidade: desmatamento através de loteamentos clandestinos, avanço de moradias irregulares sobre as dunas, contaminação do subsolo com fossas cloacais, o que inclui o aqüífero do norte da ilha.


Chega a ser hilário, uma vez que tais casos de ilegalidade abundam, a oposição pertinaz a empreendimentos sérios como o Costão Golf, o Loteamento Rio Vermelho e o Parque Residencial Moinho Rio Vermelho que atendem a todas as especificações para edificação e moradia.


A oposição sistemática à atividade empresarial imobiliária condena a ilha ao atraso e a falta de perspectivas com a conseqüente e, possível geração de renda. Por outro lado, líderes dos chamados “movimentos sociais”, muitas vezes ligados a políticos oportunistas têm a oferecer, apenas, promessas de luz, água e esgoto quando ganham, em contrapartida, votos de áreas onde antes era proibido qualquer tipo de assentamento urbano.


Muitos dos aludidos empreendimentos, além de contar com moderna infra-estrutura de distribuição de energia subterrânea e sistema de drenagem pluvial, detêm projeto paisagístico com arvores frutíferas e espécies nativas. O Costão Golf, por exemplo, tem seleção de lixo, projeto de estação de tratamento de esgoto, um centro de educação ambiental e a formação de um Parque Municipal.

É contra isto que os ditos “ambientalistas” são?

No comments:

Post a Comment