interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Monday, May 21, 2007

Evo Morales pode se dar mal



Morales pode se dar mal. Seu país não tem investidores viáveis na região.
Vamos torcer... Seu "etno-nacionalismo" irá pras cucuias.

a.h






Gabrielli: oferta de gás boliviano está no limite

A oferta de gás natural boliviano está muito próxima da demanda interna e externa pelo combustível, segundo o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. "A Bolívia precisará atrair investimentos para atender aos seus compromissos", afirmou o executivo, durante a quinta edição do evento Gas Summit. De acordo com o executivo, a atual capacidade de produção da Bolívia está na casa de 40 milhões de metros cúbicos diários (m³/d). Entretanto, o Brasil importa desse volume 24 milhões e tem perspectivas de expandir para 30 milhões de m³/d. O país vizinho também exporta entre 6 milhões a 7 milhões de m³/d para a Argentina, sendo que já possui acordo firmado para que a venda alcance 27 milhões. Além disso, a demanda interna está por volta de 4 milhões de m³/d. "Para cumprir os dois contratos, a Bolívia precisará investir em atividade exploratória", avaliou.


Atualmente, a estatal brasileira produz 17 milhões de m³/d de gás em solo boliviano. Gabrielli estimou que só para manter esse nível serão necessários US$ 200 milhões em 30 anos. O executivo informou que empresas concorrentes da Petrobras na Bolívia têm condições de incrementar a oferta interna em 10 milhões de m³/d apenas com o desenvolvimento dos novos campos já descobertos, sem aportar recursos na atividade exploratória.


Apesar do cenário adverso no país vizinho, o presidente da Petrobras não descartou novos investimentos da companhia na atividade de exploração e produção. "Isso dependerá do risco e do retorno, que será avaliado a cada caso", justificou o executivo. Gabrielli lembrou que faz parte da história da indústria de hidrocarbonetos conviver com instabilidades geopolíticas. Questionado sobre o novo acordo de importação de gás natural boliviano, que prevê o pagamento em separado pelos gases nobres que compõe o combustível, o executivo disse que a Petrobras realizará investimentos para evitar perdas. "Se o pagamento for desta maneira, precisaremos de uma utilização econômica dos componentes, o que se dará com investimentos", sem detalhar quais seriam os projetos. Anteriormente, a companhia, em parceria com a Braskem, cogitou a construção de um pólo gás-químico na fronteira entre Brasil e Bolívia para separar o gás e beneficiá-lo.


Ampliar Gasbol para abastecer Sul – Gabrielli, revelou que a companhia estuda alternativas para ampliar a oferta de gás natural na Região Sul, atualmente atendida apenas pelo combustível vindo da Bolívia por meio do gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol). Uma das possibilidades em estudo seria a implantação de uma terceira unidade de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL), em Santa Catarina, no porto de São Francisco do Sul, além das duas previstas para o Nordeste. Outra alternativa seria a ampliação da perna Sul do Gasbol, trecho que interliga a região do Sul de São Paulo até o Rio Grande do Sul. Este projeto permitiria à estatal escoar para os Estados do Sul o GNL que chegará ao Rio de Janeiro, assim como tornar disponível um maior volume de gás natural boliviano. "Tudo dependerá da disponibilidade de equipamentos. Por enquanto, o reforço do braço sul do Gasbol tem se mostrado mais viável", afirmou Gabrielli.


O executivo disse, inclusive, que a ampliação do Gasbol consta no plano estratégico da companhia para os anos 2007-2011 como um dos principais projetos na área de infra-estrutura de gasodutos. Gabrielli revelou que a estatal avalia a possibilidade de importar gás natural do Uruguai para suprir a região Sul.

(Texto de Wellington Bahnemann, para a Agência Estado)

Link relacionado:

Petrobras

http://amanha.terra.com.br/ - Newsletter diária n.º 958 - 21/05/2007

No comments:

Post a Comment