interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Sunday, May 20, 2007

Incentivo e entrave



Projeto deve triplicar cluster gaúcho de TI


O cluster de tecnologia de informação (TI) do Rio Grande do Sul está triplicar de tamanho. Em reunião realizada nesta sexta-feira com representantes da Caixa-RS e do Palácio Piratini, as empresas Dell, HP e Tlantic – braço do Sonae de TI – afirmaram que pretendem investir no desenvolvimento de software no Estado. “O principal desafio ainda é a falta mão-de-obra em quantidade e qualidade”, explica Susana Kakuta, presidente da Caixa-RS, logo depois da reunião – que também contou com a presença de líderes de 15 universidades gaúchas. O tamanho dos investimentos não está definido. Mas a expectativa é de que, até 2010, cerca de 3 mil postos de trabalho sejam abertos na área de desenvolvimento de software dentro do cluster. Hoje, há 1,4 mil vagas no setor.
O encontro desta sexta foi preliminar – teve como objetivo aproximar as universidades das empresas do setor. “Estamos colocando as universidades na frente das empresas para que possamos desenvolver profissionais qualificados, de acordo com as necessidades das empresas”, afirma Nelson Proença, secretário de Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais. Em breve, segundo Susana, será constituído um grupo de trabalho para firmar laços mais firmes de relacionamento entre esses dois setores.


Para Proença, o Rio Grande do Sul está investindo pesado para se tornar um pólo de TI. E já está dialogando com outras empresas de desenvolvimento de software para novos investimentos. Além disso, a Lei da Inovação – que prevê programas e incentivos para o desenvolvimento do setor – deve ser aprovada ainda neste mês, conforme o secretário. “O Estado já tem uma tradição em alguns setores. Precisamos, agora, nos inserir nos setores que nos levarão para o futuro”, diz Susana. (Fernanda Arechavaleta)


Links relacionados:

Dell

HP Brasil

Tlantic

...

Sustentabilidade

Guerra sem vencedor

A falta de coordenação dos órgãos ambientais não só atrasa a indústria de celulose no extremo sul do país como frustra o movimento ambientalista da região

http://amanha.terra.com.br/ - Newsletter diária n.º 957 - 18/05/2007

No comments:

Post a Comment