interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Friday, May 25, 2007

The "governator"


De burro este governador não tem nada! Suas opiniões valem mais do que a administração Bush tem feito em matéria de meio ambiente, pois alia um ambientalismo (responsável) com um correto planejamento econômico diminuindo o peso estatal e dinamizando o mercado.
É isso aí. De "exterminator" a governador, seu papel na política tem sido inversamente proporcional ao de ator. Bárbaro!
a.h

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, disse na sexta-feira que deseja que os mercados estabeleçam políticas para combustíveis com baixos níveis de carbono e propôs a eliminação dos subsídios e tarifas relacionados ao etanol.

"Precisamos derrubar as barreiras que criamos", disse Schwarzenegger em um simpósio sobre combustíveis com baixos níveis de carbono no Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, em Berkeley, na Califórnia.

Os Estados Unidos, lembrou ele, subsidiam o etanol doméstico, feito de milho, enquanto impõem uma tarifa para limitar a importação de etanol do Brasil, que é feito de cana e sai mais barato.

"Não faz absolutamente nenhum sentido. É loucura, e definitivamente não é do interesse dos consumidores", disse Schwarzenegger.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial, atrás apenas dos EUA.

O governador não ofereceu alternativas específicas às tarifas e subsídios, mas disse que deve caber ao mercado apresentar as melhores soluções, depois que metas forem estabelecidas por governos como o da Califórnia.

"Estabelecemos metas. O mercado decide como é melhor para chegar lá", disse Schwarzenegger.

O "boom" do etanol nos EUA já elevou o preço do milho, o que por sua vez encareceu a ração animal. O resultado é que desde julho do ano passado o gasto médio com alimentação dos norte-americanos subiu 47 dólares, segundo estudo divulgado na semana passada pela Universidade Estadual de Iowa.

O governador disse que um simpósio como o de sexta-feira já é uma forma de permitir que o mercado decida a melhor forma de usar combustíveis alternativos. Em janeiro, Schwarzenegger propôs que a Califórnia estabelecesse um "padrão de combustível com baixo carbono" para reduzir as emissões de poluentes de transportes em 10 por cento até 2020.

Schwarzenegger afirmou na sexta-feira que a ajuda do governo federal é essencial para estabelecer padrões que os interessados - da indústria aos cientistas e ambientalistas - tenham como atingir.

Ele pediu ao Congresso dos EUA que "adote uma política climática que funcione".

O transporte responde por 40 por cento das emissões de carbono com efeitos climáticos na Califórnia, e o Estado atualmente depende de combustíveis à base de petróleo para 96 por cento do seu transporte.

Schwarzenegger disse ainda que uma menor dependência em relação aos derivados do petróleo pode levar também a uma redução no preço da gasolina, que está em níveis recordes.

(Fonte: Reuters / Yahoo)

No comments:

Post a Comment