interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Wednesday, May 23, 2007

Invasão de Tucuruí



250 meliantes do MST, Via Campesina e MAB invadiram a UHE Tucuruí (a 2a maior do Brasil) nesta quarta-feira, para negociar as compensações pelos "direitos" dos "atingidos" pelas obras da barragem.

Sua construção iniciada em 1976 e, cuja primeira etapa fora concluída em 1984 se deu em plena selva amazônica. Foi somente com o advento da obra que se fizeram melhorias na região, como a construção de estradas vicinais, construção de dois povoados com infra-estrutura urbana, Novo Repartimento e Breu Branco, além do assentamento de milhares de pequenos agricultores. Só agora, convenientemente, se vem falar em "direitos" quando o estado brasileiro já fez tais melhorias que garantiram energia ao Nordeste brasileiro por ocasião do "apagão" de 2001. Puro oportunismo dos "movimentos sociais", cuja denominação não passa de um eufemismo para o crime organizado.

Mas, o governo já colocou o exército (sim, o exército mesmo) para desocupar a usina. E se não fosse a alternativa para tais casos, a usina fundamental em seu papel regional poderia parar de transmitir energia para a vasta região que atende.

No comments:

Post a Comment